Aula 5 - Tribulação e Arrebatamento
70 semanas de Daniel (Dn 9)
Basicamente poderíamos resumir a interpretação dessa profecia da seguinte forma:
(a) 62 + 7 = 69 semanas de anos ou 483 anos. Esse período corresponde ao tempo passado entre o decreto de Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém e o ministério de Jesus;
(b) Após a ressurreição de Cristo, a contagem é suspensa para que o evangelho seja pregado em todo o mundo;
(c) No tempo determinado por Deus, o relógio escatológico é reativado, restando assim um período de 1 semana profética, ou 7 anos, ou 1260 dias, para que chegue o fim de todas as coisas com a segunda vinda de Jesus.
Para um aprofundamento no assunto, recomendamos a leitura do estudo publicado pela EBR-Editora Batista Regular, As Setenta Semanas de Daniel (Dr.Alva J. McClain)
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Arrebatamento
O capítulo 11 favorece uma interpretação meso-tribulacionista do arrebatamento, segundo a qual o arrebatamento da Igreja ocorrerá no meio da última semana profética de Daniel, antes do início da chamada Grande Tribulação que terá a duração de 3 anos e meio.
De acordo com essa passagem, duas testemunhas se levantarão em Jerusalém durante o governo do anticristo para denunciá-lo. Há diversas interpretação para essas personagens:
- duas pessoas levantadas por Deus;
- Moisés e Elias;
- a Igreja.
O fato de as testemunhas estarem vestidas de saco aponta para o tipo de mensagem que elas proclamam: o juízo iminente e a necessidade urgente de arrependimento. No meio da semana profética, as testemunhas parecem ser derrotadas pelo anticristo, mas após 3 dias e meio revivem e são arrebatadas: "[...] ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: subi para aqui, e subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram (Ap 11.12)." A corrento meso-tribulacionista se apóia nessa passagem, mas é importante relembrar que a igr
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