domingo, 2 de janeiro de 2011

Apocalipse - aula 2 - 02/01/2011

Nos capítulos 2 e 3, encontramos cartas do Senhor para as sete igrejas da Ásia Menor. Essas igrejas estavam localizadas no território em que hoje se encontra a Turquia.
Clique aqui para ver mais fotos das ruínas das cidades onde se encontravam as sete igrejas.

Quando estudamos essas cartas, podemos buscar uma aplicação quádrupla:
1. Igreja local (nossa igreja);
2. Cristão individual (nossa vida);
3. História (exemplos de outros tempos);
4. Profecia (cumprimento futuro).

Éfeso
A fundação da igreja de Éfeso está narrada no livro de Atos (vide o capítulo 19). Éfeso era um importante centro econômico e religioso.
- Elogio: perseverança nas obras e na doutrina (ortodoxia).
- Advertência: havia deixado o primeiro amor.
Durante a aula, discutimos o que seria o primeiro amor, e o grupo levantou os seguintes pontos:
1. Sede de Deus, de sua Palavra e de sua presença;
2. Fervor missionário;
3. Amor ardente uns pelos outros;

- Exortação: arrepender-se e voltar às primeiras obras.
- Promessa: o vencedor terá acesso à árvore da vida.

Quem é o vencedeor? Vide I Jo 5:4,5 - a vitória que vence o mundo é a nossa fé em Jesus. Diferentemente do que se tem pregado por aí, não precisamos conquistar a vitória, mas sim permanecer nela, pois já foi conquistada por Cristo na cruz.

Esmirna
A nome Esmirna significa "amargo/amargura" e nos remete às tribulações da Igreja.
O texto nos chama à atenção para a divindade de Cristo: o que esteve morte e tornou a viver, e que é o primeiro e o último (compare com Ap 1:8).
A igreja em Esmirna passa por tribulações e privações, mas é rica aos olhos de Deus. Juntamente com Jesus, a Igreja vence o mundo, mesmo quando as circuntâncias parecem indicar o contrário.
A Igreja será perseguida até o final dos tempos. Se não somos perseguidos agora, devemos lembrar que as gerações que nos precederam no Brasil o foram, e talvez a próximas também sejam. O amanhã a Deus pertence e, por isso, devemos aproveitar a liberdade que temos hoje para pregar a salvação ao maior número possível de pessoas e para nos envolver no plano de Deus para o mundo.
Lembremos que muitos irmãos sofrem perseguição nos nossos dias. Nas últimas semanas, várias comunidades cristão sofreram ataques terroristas no Egito e no Iraque. Ainda podemos citar a perseguição na Índia, Paquistão, Arábia Saudita, Irã e até mesmo em países próximos como o Peru e o México. Para mais detalhes sobre a perseguição no mundo de hoje, acesse o site da Missão Portas Abertas.
Os dez dias de perseguição mencionados no texto podem se referir a dez eventos de severa perseguição durante o império romano (até 312 d.C.) sob os imperadores Nero, Domiciano, Trajano, Aurélio, Severo, Máximo, Décio, Valeriano, Aureliano, Diocleciano. De um ponto de vista profético, pode se referir a um número limitado de eventos de perseguição que virão sobre a Igreja até o final dos tempos.
É na perseguição que o joio se mostra no meio do trigo ...
O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte! (Ap 2:11)

Pérgamo
Era um centro político e também um centro religioso, onde predominava o culto ao deus pagão Esculápio, deus da medicina e da cura.
Apesar de ser um trono de Satanás, a igreja não é advertida a temer a ação do mal, mas sim a guardar-se da impureza doutrinária. A estratégia bíblica para a batalha é clara: fugir das paixões da carne e resistir ao diabo (compare 2 Tm 2:22 com Tg 4:7).

- Elogio: perseverança na fé em meio a muita tribuação.
- Advertência: impureza doutrinária (prostituição aqui refere-se provavelmente à impureza espiritual).

A questão da impureza doutrinária tem sido muito negligenciada em nossos dias. A tendência do mundo pós-moderno é relativizar todos os absolutos, incluindo os éticos e morais. A Igreja não pode permitir que a pureza da revelação de Deus seja maculada por falso ensinos, pois esses ensinos podem minar a eficácia da sua pregação da salvação em Cristo.

- Exortação: se a Igreja não se arrepender, perderá o seu lugar inesperadamente, pois a vinda do Senhor vem sem aviso.
- Promessa: (a) Pedrinha branca: aprovação de Deus, e (b) Maná escondido: sustento de Deus.

Tiatira
Era um conhecido centro de comércio de lã e tintas. Era a terra de Lídia, conforme At 16.14. Alguns comentaristas também mencionam que, em Tiatira, as práticas de feitiçaria e de impureza sexual eram comuns.

Pés "semelhantes ao bronze": em muitas passagens do AT e do NT, o bronze é um símbolo do juízo de Deus. Cf. Nm  21.4-9; Jo 3.14-15; II Co 5.21.

- Elogio: amor, fé e serviço.
- Advertência: tolerar Jezabel (I Re) - uma provável referência à prostituição espiritual. Um erro recorrente na história de Israel, também pode atingir a Igreja quando esta é seduzida por falsos líderes com falsos ensinos, "lobos em pele de ovelha".
- Promessa: autoridade sobre as nações.

Sardes
O nome dessa cidade significa "restante".

- Advertência: nome de quem vive, mas está morta.

Trata-se de uma referência ao nominalismo na Igreja. Há vários alertas sobre esse perigo nos Evangelhos: "pérola de grande valor", "tudo ou nada", "tirar a mão do arado", "olhar para trás".

- Exortação: arrepender-se e vigiar.

- Promessa: vestes brancas e o nome inscrito no Livro da Vida.

Filadélfia
A igreja do "amor fraternal". Não há nenhuma advertência da parte do Senhor.

"Porta aberta que ninguém pode fechar" - até o fim haverá portas abertas para a pregação do Evangelho. Isso deve nos levar a refletir sobre a situação das Missões nos dias de hoje.

- Promessa: Jesus vem sem demora e sempre será o defensor da Igreja.

Laodiceia
Centro bancário, região produtora de um colírio famoso e importante ponto de entretenimento (esportes, teatro etc.).

- Advertência: a Igreja é definida como "morna".

A igreja satisfeita consigo mesma está feliz dentro de quatro paredes. Um caminho para a restauração passa pela sede de justiça, sede de Deus e anseio pela volta de Cristo.

"Eis que estou à porta e bato" (vs 20): Jesus não desisste do pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário